Iluminação, Projetos, Soluções

3 exemplos do bom uso do vidro na arquitetura

A especificação dos dois tipos de vidro neste edifício buscou alta performance, eficiência e estética.

O fechamento branco translúcido busca comunicar mensagem de assepsia, mas também oferece privacidade aos usuários sem prejudicar a entrada de luz natural e o conforto térmico. Já os vidros low-prata foram usados na área de circulação, eles apresentam alto nível de transparência e baixa reflexão. Os brises foram utilizados nos trechos onde a incidência solar é mais intensa.

Projeto: @perkinswill_br

 

Na fachada do SESC Avenida Paulista, além do efeito estético, a grande lâmina de vidro tem a função de antecâmara acústica e térmica, sempre ladeando um terraço interno ventilado naturalmente, que funciona como um anteparo aos ambientes refrigerados. Estes, por sua vez, têm suas vedações com o corredor definidas a partir da quantidade de luz desejada, em vidro com controle solar e os espaços para espetáculos e exposições são contemplados com blackout. As demais fachadas são vedadas com pré-moldados leves ou alvenarias, diminuindo desta forma as cargas térmicas e acústicas vindas do exterior.
.
Projeto do escritório Königsberger Vannucchi | Foto: Pedro Vannucchi

 

Localizado em Curitiba (PR), o edifício Eurobusiness adota fachadas envidraçadas para reduzir o uso de dispositivos de ar-condicionado e de iluminação artificial. Os materiais aplicados foram essenciais para garantir o conforto térmico e acústico do complexo comercial.
.
O vidro utilizado é do tipo structural glazing, no qual possui propriedades que obstruem o som e atendem ao desempenho térmico. Essa escolha leva mais luz natural aos ambientes sem aquecê-los. O sistema de iluminação utiliza luminárias que reduzem o consumo de energia elétrica em mais de 30%.
.
No mais, as fachadas também são compostas por parapeitos de alvenaria – revestidos de cerâmica branca – para proteção solar das faces lateral, posterior e principal, ao contrário da frente sul, que segue completamente recoberta pela pele de vidro.
.
Projeto: @realizaarquitetura | Foto: André Horiuchi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *