Notícias

Conforto foi um dos temas debatidos no ARQ+ Smart Construction Talks. Relembre!

via arcoweb

Ao longo dos três dias da última edição do ARQ+ Smart Construction, foram realizados 12 talks sobre três amplos nichos de interesse da área de arquitetura e construção: Conforto, Tecnologia e Futuro.

Elaborados pela revista PROJETO, em parceria com a ProAcústica e ASPEC PVC, cada dia era também finalizado pelo bloco ARQ+, quando sócios de grandes escritórios abordavam todos os temas e os relacionavam às rotinas de suas próprias equipes e aos nichos específicos de suas principais atividades.

As conversas, de aproximadamente meia hora, foram discutidas por convidados renomados de cada segmento e intermediadas por Fernando Mungioli, Publisher da revista PROJETO.

Os arquitetos Fernando Alcoragi, Lineu Passeri Jr., Marcos Holtz, e os engenheiros Raquel Rocha e Juan Frias abordaram o tema CONFORTO no ARQ+ Smart Construction Talks.

As discussões sobre o tema – embasado nos parâmetros acústico, ergonômico, térmico e visual dos projetos – deram destaque aos atuais panoramas do setor de acústica e revelaram a importância da relação entre escritório de arquitetura e consultoria acústica, bem como os entraves enfrentados para que tal relação se dê de maneira mais proveitosa: “Não depende apenas do arquiteto, mas também da incorporadora e construtora. Sinto que os arquitetos têm consciência da importância de um projeto acústico desde o início de um projeto, porém na maioria das vezes, ele já chega consolidado, não sendo possível, por exemplo, uma mudança na orientação de fachada”, contou Fernando Alcoragi.

Da mesma maneira, mas especificamente aos projetos corporativos: “Alguns clientes têm considerado o trabalho de consultores de acústica desde o início, outros não. Metade da demanda do nosso escritório é para solucionar problemas depois da obra construída e, na maioria dos casos, para resolver questões relacionadas a equipamentos mal fixados ou à diminuição de ruídos gerais nos disseminados ‘open offices’”, explicou Lineu Passeri Jr.

Relembre também os temas abordados em Tecnologia e Futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *