Projetos

Empresa chinesa cria casas impressas em 3D para isolamento

As unidades medem 10m² e 2,8m de altura. As pequenas moradias podem ser impressas em aproximadamente duas horas. Veja detalhes do projeto.

A tecnologia de impressão 3D para construção da empresa chinesa WinSun está sendo usada para ajudar a conter e combater o surto de coronavírus na província de Hubei.

Foto via 3dnatives.com

A empresa doou 15 unidades para a ala de isolamento ao Hospital Central de Xianning. Lá, os médicos das linhas de frente do combate ao coronavírus terão acesso a uma área de descanso protegida. Após a entrega das primeiras unidades, a empresa preparou um plano ambicioso para imprimir em 3D mais 200 alas de isolamento.

As unidades medem 10m² e 2,8m de altura e podem acomodar até duas camas. As pequenas moradias podem ser impressas em aproximadamente duas horas. A impressão é feita a partir de uma combinação de concreto e materiais reciclados da construção civil. O custo de cada unidade é de aproximadamente US $ 4.000.

Interior da ala de isolamento | Foto via 3dnatives.com

As unidades, que atendem aos padrões de isolamento, também são construídas para suportar temperaturas extremas, vento e até terremotos. Um dos maiores benefícios das estruturas impressas em 3D é sua mobilidade. As casas compactas são fáceis de transportar e instalar e podem ser facilmente conectadas a uma fonte de alimentação. As habitações são fáceis de desinfetar e podem ser reutilizadas quando a epidemia terminar. Caso as pequenas moradias não tenham mais uso, elas podem ter seu material reciclado para novas construções.

As estruturas implantadas não foram originalmente projetadas como ambientes de isolamento. A WinSun fez uma adaptação de um projeto de uma casa móvel destinada ao turismo. A empresa percebeu que a estrutura compacta também poderia ser útil para moradias isoladas e temporárias.

As  estruturas podem ser alugadas meio de um plano de assinatura, no qual os clientes ou partes interessadas efetuam um pagamento para que a casa de concreto seja enviada para um determinado endereço. A WinSun também alcançou vários grupos sociais nacionais e corporativos para apoiar sua iniciativa e está procurando recursos para concluir suas unidades, como painéis solares, portas e janelas, aparelhos elétricos e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *