Artigos

Ferramentas gratuitas para suporte ao trabalho remoto em arquitetura

Fizemos uma lista com tecnologias gratuitas disponíveis para ajudar seu escritório de arquitetura a funcionar durante o surto do COVID-19.

Grande parte da população brasileira está em casa para diminuir a propagação do coronavírus. Por isso, o trabalho remoto passou a ser uma novidade para muita gente, de pequenos a grandes empresas, incluindo escritórios de arquitetura. Foi uma transição rápida!

Por isso, fizemos uma lista com algumas tecnologias gratuitas disponíveis para ajudar sua empresa a funcionar durante o surto. Na lista, você ainda vai ver vários desenvolvedores de software estão oferecendo vagas adicionais gratuitas, testes prolongados e muito mais. Confira:

SOFTWARES CAD E BIM

Autodesk
Obtenha acesso gratuito aos produtos de colaboração em nuvem desta empresa global de tecnologia – incluindo BIM 360 Docs, BIM 360 Design , Fusion 360 , Fusion Team e AutoCAD Web e Mobile. Inscreva-se para uma avaliação do produto Autodesk no site da empresa. Não será uma solução definitiva, mas com acesso imediato, ajudará bastante na fase inicial de transição.

Vectorworks 
O desenvolvedor está aumentando o número de ativações de licenças da série E dos clientes existentes, permitindo que eles usem seu software em duas máquinas simultaneamente. A Vectorworks também oferece acesso gratuito a vários cursos de treinamento virtual até 30 de junho.

Graphisoft 
O desenvolvedor do ArchiCAD introduziu licenças de emergência gratuitas por 30 dias para ajudar os usuários a acessar o software enquanto trabalham remotamente. Os usuários precisam de uma licença ativa do ArchiCAD 17 ou mais recente e de uma conexão à internet. Para solicitar um código de ativação de licença de emergência, os usuários devem entrar em contato com o parceiro local da Graphisoft. A empresa também oferece 60 dias de acesso gratuito ao BIMcloud, o que ajuda as equipes remotas a trabalharem juntas em tempo real.

FERRAMENTAS DE IDEAÇÃO, APRESENTAÇÃO E APRIMORAMENTO 

Adobe
O criador do Photoshop, Illustrator, InDesign e outros programas oferece a estudantes acesso doméstico gratuito à Adobe Creative Cloud no lugar das licenças em sala de aula de suas escolas. A empresa também está disponibilizando gratuitamente seus serviços de PDF baseados na Web até 31 de maio e suas plataformas de portfólio e talentos até 15 de maio. A equipe da Creative Cloud e Document Cloud e os clientes corporativos no VIP (Value Incentive Plan) da Adobe têm um período de carência prolongado de 60 dias para renovar suas assinaturas.

TestFit 
A TestFit anunciou que sua equipe de designers de computação está pronta para ajudar as empresas que estão projetando um espaço temporário de assistência médica em resposta ao COVID-19. O TestFit é uma ferramenta de design generativa que executa ajustes de teste de unidades multifamiliares, escritórios e vizinhanças em segundos – ou mais rápido.

Morpholio 
O desenvolvedor do aplicativo iOS de mesmo nome, estendeu seu período de teste gratuito das versões Trace Pro e Board Pro de três dias para um mês. O Trace Pro é uma ferramenta de desenho aprimorada com recursos de CAD, enquanto o Board Pro permite que designers de interiores montem e apresentem quadros e paletas de humor. O acordo será oferecido até que o surto seja contido.

ARQUIVOS EM NUVEM

Dropbox
O sistema de armazenamento e gerenciamento de arquivos baseado na nuvem oferece assinaturas gratuitas do Dropbox Business e HelloSign Enterprise por um período de três meses para organizações sem fins lucrativos e não-governamentais que estão focadas em “combater a disseminação do COVID-19”. O Dropbox Business oferece ferramentas de colaboração em equipe, além do armazenamento de arquivos, enquanto o HelloSign coordena assinaturas digitais de documentos. Gratuito pelo período de 30 dias.

Cloudflare
O desenvolvedor homônimo do Cloudflare for Teams está oferecendo seus produtos Access e Gateway, que ajudam a fornecer trabalho remoto seguro e eficiente para empresas e seus funcionários. Gratuito para qualquer empresa de qualquer tamanho por seis meses. O produto Access é uma plataforma de segurança que hospeda software e ferramentas internas para empresas, em vez de passar por uma VPN convencional. Os usuários aprovados são autenticados pelo produto Gateway da Cloudflare, que também protege e filtra o tráfego de saída da Internet.

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Trello
Uma ferramenta para organizar projetos colaborativos e ter mais produtividade. Em um quadro flexível é possível arrastar tarefas de uma coluna para a outra, adicionar data de entrega, anexos e comentários em cada projeto. O Trello é integrado com outros aplicativos, como Google Suite e Slack. Na versão gratuita, permite criar 10 quadros compartilhados com a equipe e enviar arquivos de até 10MB cada.


Google
Para clientes existentes do G Suite e G Suite for Education, o Google oferece acesso gratuito a recursos expandidos do avançado Hangouts Meet, seu produto de videoconferência, que permite até 250 participantes por chamada, transmissão ao vivo para até 100.000 espectadores em um domínio e a capacidade de gravar e salvar reuniões no Google Drive. A oferta está disponível até 1º de julho.

Zoom
O limite de reuniões de 40 minutos nas contas básicas gratuitas do aplicativo de videoconferência da Zoom foi aumentado para qualquer escola de ensino fundamental e médio em muitos países afetados pelo COVID-19, incluindo EUA, Japão, Itália e Canadá.

Conhece alguma outra ferramenta que não aparece na lista? Envie sua dica nos comentários 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *