ARQ+ Smart Construction faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Acústica: associação disponibiliza manuais gratuitos para download

xiaoyi-huang-Lss-VaxJwpU-unsplash.jpg
Simples e objetivos, os manuais contam com informações básicas, mas essenciais para todos que desejam e precisam lidar com os conceitos de acústica.

A indústria da construção civil possui vasta e variada gama de materiais, elementos e sistemas construtivos. Novos produtos e novas tecnologias são constantemente disponibilizados no mercado. Com isso, torna-se cada vez mais necessário o domínio do conhecimento, por parte de toda cadeia da construção, de suas características técnicas e de desempenho, bem como a inter-relação entre a diversidade de sistemas que compõem um empreendimento. Só desta maneira será possível obter, da escolha feita, todo o seu potencial.

E foi pensando no ideal acima que a ProAcústica desenvolveu uma série com nove manuais simples e objetivos, que contam com informações básicas, mas essenciais para todos que desejam e precisam lidar com os conceitos de acústica. Confira!

Manual de Acústica Básica: através deste manual, o especificador, construtor, instalador, fornecedor ou comprador, encontrará referências às normas técnicas afins ao tema, conceitos básicos e terminologias (frequência, espectro sonoro, comprimento de onda, velocidade da propagação, amplitude); efeitos do ambiente no som; som residual; condicionamento acústico; isolamento acústico e boas práticas para especificação de materiais e demais conceitos técnicos determinantes para que sua experiência com o tema seja agradável como as ondas sonoras propagadas pela “sinfonia tocada por uma orquestra”, bem longe da provocada pelo ruído ou barulho de “uma furadeira sendo utilizada no apartamento do vizinho”.

sala-de-musica.jpg
Projeto do escritório Atelier Branco para a residência de um músico | Foto: Ricardo Bassetti

Manual para Classe de Ruído das Edificações Habitacionais: surge como um guia prático orientativo para que todos os envolvidos no processo (empreendedores, consultores, fornecedores ou consumidores) tenham informações mais claras a respeito destas exigências, em especial quanto à definição da Classe de Ruído da habitação em função da sua localização e contexto sonoro do entorno da edificação. O manual é dividido em 8 capítulos e entre os assuntos abordados você vai encontrar informações sobre: a norma e o desempenho acústico de fachadas e coberturas; boas práticas para classificação acústica; classificação; método alternativo; dicas para Projetistas, Construtores e Incorporadores; mitos e verdades e mais! 

xiaoyi-huang-Lss-VaxJwpU-unsplash.jpg
Foto: Xiaoyi Huang

Manual para Qualidade Acústica de Auditórios: auditórios, como outros ambientes de uso similar, são classificados como “espaços de escuta sensível” ou “salas especiais”, nos quais a qualidade da escuta é um aspecto fundamental para o seu uso e operação. A acústica de auditórios é fundamental para a qualidade da comunicação e em promover o envolvimento da plateia. Interferências sonoras indesejadas, independente de sua origem, causam distração e prejuízos ao entendimento da mensagem. O manual visa, de forma muito breve, disponibilizar quais são os critérios acústicos básicos a serem observados em um auditório, como é o processo de projeto acústico e suas implicações em obra. Uma contribuição para que sejam aplicadas as melhores práticas de projeto para que os futuros auditórios tenham mais qualidade e conforto.

Manual de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes: com a entrada em vigor da Norma de Desempenho, ABNT NBR 15.575:2013, houve uma grande movimentação com relação aos critérios de desempenho acústico em edificações residenciais, em especial o critério para avaliação do isolamento ao ruído de impacto em pisos. As orientações contidas nesse Manual ajudarão a entender os conceitos de acústica de piso, como efetuar as medições contidas nos métodos de ensaio e analisá-las. Para elaboração deste manual, a ProAcústica criou o Comitê de Pisos e Mantas com a participação de 21 empresas associadas, entre fabricantes e fornecedores de material resiliente e consultorias especializadas em projetos acústicos. 

acustica-escola.jpg
Sala de aula da Escola 42 | Projeto: SuperLimão Studio | Foto: Israel Gollino

Manual para Qualidade Acústica em Escolas: A provisão de uma boa acústica nas salas de uma escola é essencial para melhorar a aprendizagem dos alunos, bem como reduzir os ní- veis de estresse dos professores quando estão na tarefa de incentivar o aprendizado. Este manual fornece orientações claras sobre a melhor forma de reduzir o ruído intrusivo e controle das condições reverberantes dentro de sala de aula. Se essas diretrizes forem seguidas na concepção e construção de escolas em todo o Brasil, os benefícios serão apreciados pelos alunos e professores. 

Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho: guia prático sobre cada uma das partes relacionadas à área de acústica nas edificações da Norma ABNT NBR 15575:2013 Edificações habitacionais - Desempenho

Acesse o site da PróAcústica, preencha o cadastro e faça o download gratuito dos manuais. 

Siga-nos no Instagram e não perca nenhuma notícia: @arqsmartconstruction

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar