faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

escada-capa.jpg

12 soluções de escadas em projetos corporativos e comerciais

Compilamos escadas que vão muito além da função de subir e descer, elas são as protagonistas do projeto de arquitetura.

Além de elemento funcional de circulação, as escadas são carregadas de simbolismos e referências mitológicas, fascinando artistas, arquitetos, diretores de cinema e até psicanalistas ao longo do tempo. Apesar de vivermos na era do elevador, da escada rolante e da acessibilidade, isso não impede que arquitetos usem a escada como um meio de agregar valor aos espaços, seja por meio do virtuosismo estético ou da engenharia.

Compilamos 12 tipos de escadas que vão muito além da função de subir e descer, elas são as protagonistas do projeto de arquitetura.

1. Escritório Mercado Livre

escada-01.jpg
Projeto: Estudio Elia Irastorza + BMA arquitectos + Methanoia | Foto:  Ioana Menendez

O projeto reinterpreta o conceito de "escada social" através de um sistema de conectores que interligam os diferentes pavimentos de maneira democrática e dinâmica. A escada tradicional e sua ordem hierárquica foi substituída por uma série de passagens que permitem explorar o edifício através de percursos imprevisíveis, criando um ambiente dinâmico e exclusivo. Em vez de posicionar uma escada em um único local, de forma a conectar os pavimentos de maneira linear e direta, o projeto estimula a conexão de maneira não sequencial. O sistema permite percorrer o escritório, em seus nove pavimentos, através de diferentes percursos. Na sede da empresa, quatro escadas fazem a amarração dos diferentes pavimentos, além de uma viga de borda contínua que percorre toda a extensão das fachadas em cada pavimento. O elemento focal, no vértice da planta triangular do edifício, é a escada escultural do térreo suspensa por duas vigas monumentais que permitem vencer um vão de cinco metros.

2. The Financial Park Offices

escada-madeira.jpg

Projeto: Helen & Hard + SAAHA | Foto: Sindre Ellingsen

O átrio triangular no centro do plano cria drama, com as escadas centrais como a principal via através do edifício, priorizando o movimento físico e não o uso de elevadores. Essa composição resulta em um plano incrivelmente compacto, aproximando as pessoas e provocando interação. 

3. Sede da Interserve - Ingenuity House

escada_madeira-carpete.jpg
Projeto: Sheppard Robson | Foto: Hufton + Crow

O átrio triangular no centro do plano cria drama, com as escadas centrais como a principal via através do edifício, priorizando o movimento físico e não o uso de elevadores. Essa composição resulta em um plano incrivelmente compacto, aproximando as pessoas e provocando interação. 

4. Sede da Baidu

escada-fachada-01.jpg
Projeto: Dongxiying Studio, CCDI | Foto: Jian Fang

Entre os diferentes níveis, a escada conecta verticalmente o espaço externo do edifício, rompendo as barreiras entre os pavimentos, permitindo que o espaço seja livre e contínuo e apresentando um ambiente vertical poroso, contínuo e aberto. Os usuários podem explorar o espaco espontaneamente e perceber a instantaneidade da interação interna e externa.

5. Escritório de Alta Eficiência Energética para Vreugdenhil

escada-espeiral-branca.jpg
Projeto:  Maas Architecten | Foto: Divulgação

Uma das características mais notáveis do espaço é uma grande escadaria com seu luxuoso acabamento, uma alternativa inovadora ao estuque na parte inferior de uma escada. A  parte inferior da escada é altamente acessível, com patamares alternados a cada dois degraus e o corrimão interno gradualmente avança a partir da parte inferior da escada para circular uma árvore decorativa colocada no centro da escada. A escada dé 'caminhável' porque a cada dois degraus há patamares intermediários.

6. Sede Royal FIC

escada-arquibancada.jpg

Projeto: Eduardo Borges Barcellos + Garoa | Foto: Pedro Napolitano Prata

Escada com duas funções, em estilo de auditório, no espaço de trabalho são usadas para reuniões, palestras e shows.

7. NASP- Sede Natura São Paulo

escada-natura.jpg

Projeto: Dal Pian Arquitetos Associados | Foto: Nelson Kon

Um conjunto de escadas transpassam o vazio integrador e reforça a prerrogativa de um edifício extrovertido, que expõe o fluxo e o movimento dos usuários.

8. Livraria Cultura

escada-arquibancada-leitura.jpg

Projeto:  Studio MK27 - Marcio Kogan + Diana Radomysler + Luciana Antunes + Marcio Tanaka + Mariana Ruzante | Foto: Fernando Guerra | FG+SG

Em um grande salão, com poltronas e mesas, há uma escada / arquibancada de 21 metros de largura aberta para todo o vão. Convidativa para folhar um livro ou mesmo para abrigar pequenos concertos e palestras, a estrutura também conduz os visitantes para o mezanino aberto. 

9. Loja NK Store

escada-tupi.jpg

Projeto:  Estudio Tupi | Foto: Andrés Otero

A escada helicoidal do Palácio do Itamaraty é o ponto focal do projeto da loja. Em uma reflexão sobre citações de imagens icônicas na arquitetura, a escada é refletida seguidamente nos espelhos que revestem as duas paredes ao seu redor. Cria-se como um espaço extra, fictício, para a sua inserção física. A escada, protendida, foi executada com técnica similar à da construção de pontes.

10. De Burgemeester

escadapstudioninedots.jpg

Projeto: Studioninedots | Foto: Peter Cuypers

Dos pisos de concreto esculpe-se um vazio de 14 metros de altura, que abriga uma escada gigante que segue em linhas diagonais, ligando os diferentes andares uns aos outros. A ideia é que as pessoas fiquem em movimento, fazendo o seu caminho, indo e voltando sobre os degraus de madeira. Alguns passantes permanecem para uma conversa, e há espaço nos degraus largos para se sentar por um momento. As escadas e corrimões revestidos de madeira adicionam calor para o interior da edificação. A escadaria é construída em aço e coberta com folhas simples de madeira compensada com um acabamento de verniz transparente. 

11. UN City

escada-preta.jpg
Projeto: 3XN | Foto: Adam Mørk

A cidade das Nações Unidas tem a forma de uma estrela, expressando o desejo da ONU de alcançar todas as partes do mundo, enquanto seu átrio inundado pela luz do dia apresenta uma escadaria complexa e larga, incrivelmente envolta em preto, projetada expressamente para estimular a interação e reuniões informais entre os funcionários.

12. Renovação do Tate Britain

escada-tate.jpg
Projeto: Caruso St John | Foto: Helene Binet


A nova escada em espiral com tons art déco mergulha no piso em terrazzo preto e branco da rotunda de entrada do Millbank. O guarda corpo possui corrimão espelhado e vidro perolado.

Siga o ARQ+ Smart Construction também no Linkedin e Instagram.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar