faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

casa-multifamiliar-amsterdan-02.jpg

5 casas multigeracionais que valorizam a integração

Reunimos cinco projetos de casas em diferentes países e culturas que usam a arquitetura para ajudar diferentes gerações a viverem juntas a longo prazo.

Mercados imobiliários superaquecidos, falta de assistência à infância, crescente interesse na vida em comunidade e agora, o isolamento social fizeram com que a habitação multigeracional renascesse ao longo da última década. Um quinto da população do Reino Unido com idade entre 25-34 anos vive com seus pais, de acordo com a The Resolution Foundation. A Pew Research calcula que 64 milhões de americanos atualmente residem em casas de família com pessoas de diferentes gerações. E segundo as duas instituições, é provável que esse número aumente.

Com a predominância de residências unifamiliares em todo o mundo, significa que grande parte das moradias não será adequada para essas mudança no modo de morar. Além disso, as moradias já existentes que podem acomodar famílias além do modelo de um casal com dois ou três filhos, costumam separar ao invés de integrar.

Reunimos cinco projetos que ultrapassam esses estereótipos, experimentando funções, flexibilidade e layout para criar espaços que ajudam as gerações a viverem juntas a longo prazo e em seus próprios termos.

Uma casa e três famílias em Xangai

casa-multifamiliar-azl-01.jpg

Foto: Yao Li 

Para cuidar de sua mãe que necessitra de cuidados especiais, Lao Song decidiu se mudar de uma cobertura em Xangai para sua antiga casa de família no distrito de Fengxian - no entanto, a circulação interna se mostrava muito estreita para a cadeira de rodas. Então, ele pensou: por que não dar à filha e ao genro a mesma oportunidade para os pais, que também sofrem de problemas de saúde? Foi aí que surgiu a idéia: demolir toda a estrutura da antiga moradia e, em seu lugar, criar uma nova unidade, propícia à mobilidade, com cinco quartos e níveis variados de vida em conjunto e privacidade para cada família.

casa-multifamiliar-azl-02.jpg
Foto: Yao Li 

O escritório AZL Architects começou o projeto criando uma rampa em torno da nova unidade. Esse elemento se tornou uma parte rica e essencial do desenho, permitindo que os idosos saíssem para tomar ar fresco e se tornassem parte da comunidade. No interior, escadas apresentam espelhos em todos os cantos, os banheiros acessíveis têm chuveiros que podem acomodar duas pessoas - para cuidadores - e a cozinha aberta possui fogão a gás e fogão de barro - o último mais fácil de usar pelos idosos. 

casa-multifamiliar-azl-03.jpg
Foto: AZL Architects 

Casa para três famílias no Queens em Nova Iorque

casa-multegeracional-nova-iorque-01.jpg

O escritório O'Neill Rose Architects desenvolveu um projeto que fornece três casas distintas, porém conectadas, sob o mesmo teto, que mistura os estilos de vida chinês e americano - referenciando a herança mista da família. O exterior é revestido com uma combinação de estuque branco e madeira de ipê, dando a cada residência a sua própria identidade, enquanto os caixilhos das janelas, as bordas das portas e os trilhos são feitos de aço pintado para dar um toque de uniformidade.

casa-multegeracional-nova-iorque-02.jpg

Um bloco estreito de três andares, com telhado inclinado e paredes brancas, fica mais próximo à rua, proporcionando um lar para o irmão e a esposa do proprietário do terreno. Um entalhe cortado em um canto deste bloco cria uma varanda sobre sua entrada. O restante do primeiro e do segundo andar é revestido com pedaços de madeira de ipê em tons de vermelho. Eles oferecem uma casa maior com vista para o quintal do proprietário do imóvel, sua esposa e seus dois filhos pequenos. Essas duas residências são conectadas por um nível semi-subterrâneo, contendo uma sala comum e acomodações para a mãe do cliente. Este espaço oferece acesso direto a um jardim.

casa-multegeracional-nova-iorque-03.jpg

Um pequeno pavilhão de concreto está escondido no canto do jardim do terraço e oferece um local isolado para a avó, que passa grande parte do tempo cuidando do jardim - plantado com ervas medicinais, flores e vegetais chineses - e cuidando dos netos. O pavilhão também funciona como um espaço de churrasco onde outros familiares, muitos dos quais vivem nas proximidades, se reúnem.

Como acomodar três gerações de uma família que decide morar em Amsterdã, um dos mercados imobiliários mais competitivos da Europa? 

casa-multifamiliar-amsterdan-01.jpg
Foto: Ossip Van Duivenbode 

Um casal jovem já havia se mudado para a cidade com duas crianças pequenas; os avós ainda moravam no campo, mas queriam estar mais próximos das comodidades urbanas - atendimento médico especializado e a possibilidade de visitar museus e teatros. Os arquitetos do escritório Beta desenvolveram o projeto de um mini-apartamento: uma habitação para o casal de idosos no topo, uma unidade maior com um jardim abaixo e uma suíte de hóspedes entre eles.

casa-multifamiliar-amsterdan-02.jpg
Foto: Ossip Van Duivenbode 

Para os habitantes mais velhos, o apartamento superior tem um terraço que exige baixa manutenção e vistas generosas da paisagem urbana - e o mais importante, para suas necessidades de mobilidade, possui piso plano para acomodar cadeiras de rodas e elevador. Sem fazer parecer um lar típico para idosos, todos os detalhes foram pensados para boa acessiblidaade e reduzie os custos de energia para o elevador que são razoáveis: ele é usado poucas vezes ao dia.

casa-multifamiliar-amsterdan-03.jpgFoto: Ossip Van Duivenbode 

Há uma outrca camada adicional de engenhosidade no projeto: a possibilidade de modificações no espaço atual. Como a planta baixa é dividida pelo sistema de acesso vertical, ambos os lados podem ser conectados à escada para criar configurações diferentes, isso significa que a casa pode ser dividida em unidades menores.

Três projetos do páis líder em habitação multigeracional

casa-multegeracional-escada-nendo.jpg


A casa de três andares foi projetada pelo estúdio de design Nendo para acomodar três gerações da mesma família. Ele substitui uma propriedade menor, com estrutura de madeira, que havia sido ofuscada pelos prédios de apartamentos vizinhos. O piso térreo mais acessível foi designado para o casal mais velho da família e seus oito gatos de estimação, enquanto os dois andares superiores da casa foram doados para o casal mais novo e seu filho.

casa-multegeracional-nendo-02.jpg

Para evitar que as duas partes se sintam isoladas em seus respectivos aposentos, o estúdio decidiu erguer uma estrutura em forma de escada que une todos os níveis da casa. Surge do jardim, passa pela fachada traseira envidraçada e vai até o último andar. O aço foi usado para criar a parte da estrutura que fica dentro da casa, enquanto o concreto foi usado para fazer a parte que fica ao ar livre.

casa-multegeracional-nendo-01.jpg

Uma pequena sala de jogos para gatos e banheiros fica escondida dentro da estrutura, além de uma escada real que pode ser usada para acessar os demais níveis da casa. Os degraus externos - incluindo os do jardim de cascalho - foram pontilhados com uma variedade de vasos de plantas com folhas. Nendo incluiu esse recurso para evocar a sensação de uma estufa. Os degraus também servem como um lounge confortável e banhado pelo sol para os gatos durante todo o dia.

casa-multegeracional-rural-01.jpeg

Em vez de derrubar uma casa de 1974 feita em estilo vernacular, uma família e um arquiteto decidiram manter sua estrutura de uma casa de fazendeiros e se concentraram em adaptar a fachada. Yoshichika Takagi se inspirou na estética das estufas para reformar a casa. Além disso, reduziu de maneira inteligente os custos, introduzindo espaços abertos na habitação - um terraço, uma sala e uma área social. O resultado é uma fachada com revestimento quase transparente que rompe com a paisagem da zona rural de Hokkaido. 

casa-multegeracional-rural-02.jpg

Uma casa, 4 gerações

casa-diferentes-geracoes-01.jpg

O escritório japonês Tomomi Kito Architect & Associates  renovou o interior de uma casa dos anos 70 em Tóquio para criar um lar planejado abrigar uma família jovem, bem como os pais da esposa e a avó em um projeto chamado Casa para 4 Gerações.

casa-diferentes-geracoes-02.jpg

O projeto precisava atender às diferentes rotinas diárias de cada geração, além de fornecer um espaço onde eles pudessem se conectar como uma família. Isso foi possível reconfigurando o layout do interior da casa, criando uma série de quartos privativos intercambiáveis ​​e espaços familiares compartilhados em cada nível. O desenho também tinha como meta melhorar a qualidade geral dos espaços, introduzindo mais luz natural e ventilação sempre que possível.

casa-diferentes-geracoes-03.jpg

Uma revisão da estrutura existente da casa resultou na incorporação de novas colunas de madeira compensada e vigas de apoio para suportar o teto que tem a forma de dois arcos de catenária. Algumas colunas também foram removidas, proporcionando uma sensação de plano mais aberto. Materiais como madeira compensada e madeira de cedro foram usados ​​para ecoar o interior original, criando uma estética limpa e contemporânea.

Não perca notícias como esta, siga o ARQ+ Smart Construction também no Linkedin e Instagram.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar