faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

fachada-ventilada-05.jpg

8 fatos sobre fachadas ventiladas

O sistema possui inúmeras vantagens em relação ao isolamento térmico e acústico, agrega valor estético e contribui para a sustentabilidade.

Fachada ventilada é um sistema construtivo que se consolidou e se tornou muito popular entre arquitetos e construtores, principalmente pela alta qualidade, possibilidades estéticas e inúmeras vantagens em relação ao isolamento térmico e acústico. O sistema consiste em: parede de apoio; uma camada de isolamento ancorada ou pulverizada no suporte; uma camada de revestimento unida ao edifício por meio de uma estrutura ancorada. Entre o material de isolamento e o revestimento exterior, existe uma câmara de ar que cria uma ventilação natural, mantendo assim o material de isolamento seco e obtendo uma grande economia no consumo de energia. É considerado o sistema mais eficiente para resolver problemas gerais de isolamento em edifícios.

Listamos abaixo, 8 fatos sobre as fachadas ventiladas:

fachada-ventilada-01.jpg
No projeto de Fletcher Priest Architects e Renzo Piano Building Workshop cada fachada é única, diferindo em altura, orientação, cor e relação com a luz natural. Vidro, aço e cerâmica são os principais elementos do revestimento. Em cada ocasião, a cerâmica é usada em diferentes tonalidades e cores que respondem ao edifício circundante, ajudando assim a integrar o esquema no ambiente urbano imediato. | Foto: Michel Denance

1. Economia de energia
A cavidade do ar ventilado aprimora a termorregulação e ajuda a tornar os edifícios mais eficientes em termos energéticos. Reduz o consumo de ar condicionado e aquecimento em cerca de 30% e garante economia nas épocas mais frias e quentes do ano.

2. Isolamento acústico
Aumenta o desempenho acústico, uma vez que a cavidade do ar atua como um isolamento acústico externo, reduzindo o ruído entre 10% e 20%.

fachada-ventilada-02.jpg
Neste projeto, a fachada do edifício é uma segunda pele. Como janelas que se abrem, a trama de tijolos cria um espaço em constante expansão, filtrando a luz e mediando a relação entre interior e exterior de forma dinâmica e generosa. Durante o inverno, esta trama de tijolos permite que a luz penetre livremente no interior do edifício, criando um efeito cênico de luz e sombra, não apenas iluminando o espaço, mas também trazendo calor. Por outro lado, o afastamento entre a fachada de tijolos e as paredes de vidro impede que os raios de sol penetrem no interior durante os meses mais quentes do ano, permitindo ainda ventilar os ambientes minimizando a necessidade de sistemas de condicionamento de ar. | Projeto: Mohsen Kazemianfard - fundamental approach architects | Foto: Parham Taghioff

3. Melhor desempenho contra umidade
Protege contra a umidade, impedindo a condensação que causa manchas úmidas nas paredes externas. Sua capacidade de remover o calor elimina qualquer ponte térmica.

4. Proteção contra a água 
Bloquear a a chuva, reduzindo problemas com infiltrações e a necessidade de manutenção em possíveis fissuras causadas pela umidade. Além disso, pode ser construída com soluções para reaproveitamento da água da chuva para reuso, reforçado ainda mais seu perfil sustentável.

fachada-ventilada-03.jpg
A fachada ventilada em ripado de alumínio amadeirado é dinâmica e possibilita diversos cenários em função do uso e da posição solar, mudando de acordo com o abrir e fechar das suas janelas ou o acender e apagar das suas luzes. | Projeto: SQ+ Arquitetos Associados | Foto: Fernando Guerra | FG+SG

5. Oculta os serviços do edifício 
A fachada ventilada pode camuflar as instalações elétricas, de gás ou encanamento do edifício, mas ao mesmo tempo permitir fácil acesso a elas.

6. Fácil de instalar e substituir
A leveza das peças é uma grande vantagem deste sistema. A instalação das placas é feita de forma independente, o que facilita a remoção das placas para possíveis manutenções, tornando mais fácil e rápido garantir a troca das placas, mantendo a eficiência da fachada ventilada e preservando sua estética.

fachada-ventilada-04.jpg
A fachada do edifício é uma parede de tijolo cerâmico com cores, texturas e composições variadas, combinada com peças cerâmicas de cores e geometrias diferentes que transformam esta parede em um elemento a mais do jardim. Ela se transforma em uma trama cerâmica que permite filtrar a luz, controlar as vistas, ventilar e, ao mesmo tempo, seguir preservando a intimidade das pessoas do centro. | Projeto: Miralles Tagliabue EMBT | Foto: Lluc Miralles

7. Valor estético 
Os diferentes formatos disponíveis e a ampla variedade de modelos, cores e texturas tornam o sistema de fachada ventilada ainda mais atraente. 

fachada-ventilada-05.jpg
A fachada ventilada de terracota cerâmica vermelha e branca, as cores da LILT, dão ao edifício uma característica única. Os grandes brises de cerâmica protegem o edifício da luz solar direta e proporcionam privacidade às clínicas. A cerâmica foi o material escolhido por sua durabilidade e capacidade de auto-limpeza das superfícies.| Projeto: Ottavio Di Blasi & Partners | Foto: Divulgação

8. Durabilidade e baixa manutenção 
Ao optar por o revestimentos com materiais resistentes e alta durabilidade, resistência à corrosão ácida e aos raios ultravioletas, a aparência estética poderá permanecer inalterada ao longo do tempo, apesar da exposição ao sol.

Não perca nehuma notícia como esta. Siga o ARQ+ Smart Construction no Instagram: @arqsmartconstruction

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar