faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

arquitetura-residencia-aco-07.jpg

9 projetos residenciais com estrutura em aço

Estruturas em aço tem sido cada vez mais usadas como elementos estrutural na construção de casas. Veja a seleção de projetos.

Flexível, seguro, rápido e sustentável, o aço tem sido cada vez mais usado como elementos estrutural ou de revestimento nas construções brasileiras. Além do aspecto contemporâneo, que agrada boa parte dos arquitetos, o uso do aço dispensa grandes depósitos de areia, brita, cimento e ferragens proporcionando uma obra mais limpa, com menos entulho e melhores condições de segurança ao trabalhador, só para citar algumas vantagens. Ah, e vale lembrar que estruturas em aço podem ser reaproveitadas, já que o material é 100% reciclável. 

Se antes o aço era destinado apenas a grandes obras, já faz um tempo que o uso em projetos residenciais foi ampliado. Pensando nisso, fizemos uma lista com 9 projetos residenciais que usam o aço em sua estrutura.

1. Casa Pasargada | Projeto: Bernardo Horta Arquiteto + Meius Arquitetura 
Nova Lima, MG | Fotos: Daniel Mansur

arquitetura-residencia-aco-01.jpg

A casa foi pensada a partir de uma lógica estru­tural mista composta de perfis de aço pesado — que estruturam o segundo pavimento, o aço leve (LSF) e o concreto. A malha metálica que emprega perfis de aço feitos a frio compõe toda caixa estrutural do primeiro e segundo pavimento. Contraventamentos, supor­te de chumbadores, chapas de conexão, e de reforço fazem parte do kit de montagem fixada apenas por parafusos.

arquitetura-residencia-aco-02.jpg

No sistema de montagem utilizado, as pe­ças já vem com o dimensionamento exato conforme projeto estrutural e com os furos já feitos para ligação das peças, evitando recortes e sobras de materiais na obra. As fachadas externas, bem como a estrutura do telhado, foram revestidas com manta impermeável, ga­rantindo a estanqueidade contra a presença de água ou umidade. Para o isolamento térmico e acústico foi utilizado nas paredes o sistema sanduíche formado por placas de gesso acartonado, lã de rocha, painéis de lasca de madeira prensada e membrana permeável.

2. Casa Galpão | Projeto: Marcos Franchini + Nattalia Bom Conselho
Nova Lima, MG | Fotos: Jomar Bragança

arquitetura-residencia-aco-03.jpg

Da entrada do terreno, em aclive, vê-se a edificação de dois pavimentos em estrutura metálica com vedação em blocos de concreto aparentes e os amplos panos de vidro.

arquitetura-residencia-aco-04.jpg

O telhado, estruturado através de treliças de aço, tem vedação em telhas termoacústicas, reforçando a utilização de materiais pré-fabricados industrializados, bem como os sistemas hidráulicos, de iluminação e energia além da utilização do cimento queimado em todos os pisos e as bancadas em concreto impermeabilizado. 

3. Casa Concreto | Projeto: Costaveras Arquitetos
Condomínio Alto da Boa Vista, Brasil | Fotos: Edgard Cesar

arquitetura-residencia-aco-05.jpg

Os materiais usados neste projeto ajudam a marcar os planos e volumes arquitetônicos seguindo uma linguagem bastante característica do escritório.

arquitetura-residencia-aco-06.jpg

Concreto ripado aparente, ripado de madeira, lascas de pedra bruta e aço, além de muito vidro nas esquadrias formam uma composição única, harmoniosa, que se mimetiza com o seu belo entorno natural.

4. Residência MCC | Projeto: Andrade Morettin Arquitetos Associados
São Paulo, SP | Fotos: Nelson Kon

arquitetura-residencia-aco-07.jpg

Sua estrutura, composta por vigas vierendeel de aço vence toda a largura do lote com um único apoio, o que deixa o nível do solo livre de obstruções e enfatiza a continuidade entre o jardim e as áreas de vivência da casa. Como resultado desse desenho estrutural, o volume da casa adquire leveza e parece pairar sobre o jardim.

arquitetura-residencia-aco-08.jpg

Além da volumetria, o sistema construtivo composto por perfis de aço, painéis de madeira e outros elementos pré-fabricados contribui para a leveza do projeto.

5. Casa Torto | Projeto:  Taguá Arquitetura
Itu, São Paulo | Fotos: Leonardo Giantomasi

arquitetura-residencia-aco-09.jpg

Casa Torto é um projeto contemporâneo, de obra pré-fabricada e sustentável, que apresenta uma arquitetura brutalista, com materiais naturais e aparentes. Basicamente possui os seguintes materiais: aço, vidro, madeira, concreto no piso, tijolo ecológico aparente, drywall e marcenaria.

arquitetura-residencia-aco-10.jpg

Um obra limpa em termos de obra e de materiais, sem uso de revestimentos ou adereços supérfluos.

6. Casa ARCA | Projeto: Atelier Marko Brajovic
Paraty, RJ | Fotos: Victor Affaro

arquitetura-residencia-aco-11.jpg

Para um projeto com efeito de baixo impacto, foi utilizada uma estrutura em formato de concha que se auto-sustenta solucionando com o mesmo elemento o telhado, as paredes e acabamentos. Os módulos de Galvalume (aço + alumínio + zinco) foram montados no local em apenas uma semana e também podem ser facilmente desmontados e reconstruídos em um novo local. A parede interna de madeira é somente de 3 cm de espessura, encaixada à medida em que é internamente reforçada por barras de aço a qual comprime toda a estrutura.

7. Casa Tâmega | Projeto: Labcity
Brasília, DF | Fotos:Haruo Mikami

arquitetura-residencia-aco-13.jpg

Fez-se a escolha de uma estrutura de aço delgada para erguer o primeiro pavimento entre um conjunto de árvores (amendoeiras de cedros) adultas que cresceram à volta da estrutura de alvenaria de pedra original. Sendo delimitada pelo perímetro da estrutura original, a nova construção foi posicionada exatamente no vazio entre o conjunto de árvores existentes que proporcionam um filtro natural para raios solares, regulando a luminosidade e temperatura interna da edificação.

8. A Casa Suspensa | Projeto: Casa Container Marília
Campos Novos Paulista | Foto: Celso Mellani

arquitetura-residencia-aco-15.jpg

A Casa Suspensa foi assim denominada porque fica elevada do nível natural do solo do sítio onde foi implantada. A premissa do projeto foi de uma casa de campo que se integrasse ao ecossistema do local, com sustentabilidade e reciclabilidade. Por isso foi adotado o sistema construtivo com contêineres marítimos reciclados. Pilares metálicos fazem a sustentação da casa. O sistema em “v” proporciona economia de concreto e área de fundações, pois gera uma única base para dois apoios. As fundações são do tipo rasas pois o peso da casa é relativamente leve e o solo é firme.

9. Canto dos Ventos | Projeto: G Arquitetura e Urbanismo
Palmeiras, BA | Foto: Eduardo Moody

arquitetura-residencia-aco-16.jpg

A volumetria se incorporou ao terreno e à paisagem, obedecendo a uma organização racional dos espaços, conferindo à arquitetura da casa, leveza e transparência, aberta em direção ao vale. O sistema construtivo em aço: pilares, vigas e lajes steel deck, permitiu a redução do custo e tempo da obra (a montagem durou 15 dias), enquanto que mantida aparente, a es

Assim como todo produto, o aço tem suas vantagens e desvantagens. Somente um profissional qualificado pode recomendar o uso de acordo com as especificidades de cada projeto.  

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar