ARQ+ Smart Construction faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Aplicativos para arquitetos

patrick-schneider-87oz2SoV9Ug-unsplash-770x400.jpg
Ainda existem aplicativos para arquitetura que você deve conhecer? Claro que existem! Listamos aplicativos móveis que permitem que os arquitetos realizem seus trabalhos de qualquer lugar com integração total.

O trabalho remoto se transformou no novo normal. Nessa nova rotina, na qual os limites entre os diferentes assuntos – escritório, casa, família, pets – ficam quase sem fronteiras, ter documentos e informações relacionadas ao trabalho disponíveis tanto no smartphone quanto no computador é uma comodidade e um facilitador. Por isso, preparamos uma lista com aplicativos disponíveis para tablet que vão facilitar o dia a dia do arquiteto. Alguns aplicativos não possuem versão pura para desktop, mas todos, de alguma forma, fazem integração via nuvem. Outra pequena observação é que muitos deles disponibilizam recursos aprimorados somente na versão paga.

A lista está organizada nas seguintes categorias de fluxo de trabalho e processo de criação. Confira!

SKETCHING

Uma lista com aplicativos para desenho com as melhores interfaces ou apenas uma experiência mais agradável no tablet (afinal, quase nenhum arquiteto desenha em um smartphone)

Tayasui Sketches: um aplicativo de esboços versátil e fácil de utilizar. Possui uma caixa de ferramentas completa para ajudar os usuários a criar desenhos incríveis. Existe a versão PRO, que tem um custo, mas a versão gratuita é uma ótima maneira de começar e testar este aplicativo.

Moleskine Flow: este aplicativo funciona como o notebook típico da marca. Oferece muitos recursos interessantes além da função desenhar. É possível criar vários notebooks simultaneamente. 

Morpholio Trace: versão digital do rolo de papel vegetal da velha escola de arquitetura. Embora o aplicativo tenha começado como um aplicativo de desenho muito simples para se parecer com papel vegetal, evoluiu para uma poderosa ferramenta de desenho. Oferece ferramentas exclusivas que facilitam muito o design arquitetônico em um tablet. É possível definir escala, preencher regiões, calcular áreas e importar mapas.

Autodesk SketchBook: é um aplicativo mais complexo. Feito para aqueles que desejam algumas opções mais precisas de desenho. 

GRÁFICOS E DIAGRAMAS

Estes aplicativos são usados ​​para criar gráficos para apresentações, entendimento ou fluxo de trabalho. São voltados principalmente para gráficos devido às ferramentas e opções integradas. Se você deseja criar um gráfico operacional interessante ou um diagrama de fluxo de trabalho, esses são os aplicativos.

Grafio 4: possui muitas ferramentas integradas (estênceis e formas) que facilitam a criação de gráficos agradáveis. A interface é intuitiva e a saída é de alta qualidade.

iThoughts: um aplicativo de mapeamento mental. Se você está interessado nesse tipo de anotações de conteúdo e gestão de informações, esse aplicativo possui um ótimo desempenho. A versão completa é paga, mas o iThoughts2go é uma versão gratuita para experimentar.

MindMeister: outra ferramenta de mapeamento mental. Possui uma interface diferente e oferece algumas opções exclusivas, como “votar” em sua plataforma. Você pode usar temas existentes ou criar seus próprios.

Concepts: este APP é um mix de esboços e gráficos. Permite que misturar facilmente esboços, imagens e pensamentos em um único local. 

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Listamos são algumas das inúmeras ferramentas que podem ser usadas para iniciar a criação de um projeto. Desde medições até a criação de conceitos ou o compartilhamento dos seus modelos.

Magic Plan: é um aplicativo que permite registrar imagens em realidade aumentada dos detalhes arquitetônicos de um imóvel. Depois disso, é possível enviar as fotos via web. O funcionamento é bastante simples: basta enquadrar os cantos de cada cômodo e registrá-lo com o programa. Ao final da marcação de todas as quinas do ambiente, o MagicPlan cria um modelo do local, que pode ser agregado aos de outras partes do imóvel, dando a perfeita noção das dependências e espaço da casa. 

Room Scan Pro: oferece três maneiras de obter uma planta baixa: a primeira ao enconstar o telefone contra paredes – perfeito para uso onde o piso está bloqueado ou com pouca iluminação; a segunda pela digitalização em realidade aumentada – use a câmera para digitalizar o piso e adicionar paredes com precisão em segundos; já a terceira permite desenhar manualmente. O app também pode digitalizar exteriores de edifícios, pátios e jardins.

BIMx: apresenta o Hyper-model, uma tecnologia exclusiva para navegação integrada em projetos de construção 2D e 3D. Ajuda a preencher a lacuna entre o escritório e o canteiro de obras..

Autodesk Formit: é um programa que leva a modelagem de conceitos arquitetônicos em três dimensões para a tela dos smartphones. É uma ferramenta apropriada para colocar, “no papel”, alguma nova ideia que surja em sua cabeça – esteja você em qualquer lugar.  Para tanto, o software conta com uma interface simplificada e que visa deixar o trabalho em seu portátil o mais fácil e dinâmico possível. Assim, é possível lançar mão de linhas e formas geométricas para dar vazão à sua criatividade. De quebra, juntar peças, definir novos tamanhos e importar imagens e texturas deixam o uso do software ainda mais personalizado. O Autodesk FormIt permite até mesmo que você baixe figuras diretamente do Google Maps.

COLABORAÇÃO

Depois de desenvolver seu projeto em alta velocidade, você precisará compartilhar e trabalhar com outras pessoas. Esses aplicativos podem ajudá-lo a manter a produtividade dentro ou fora do escritório.

iAnnotate: para quem trabalha utilizando muitos arquivos em PDF. Permite anotar, editar, gerenciar, pesquisar e compartilhar documentos nesse formato. Tudo isso de forma gratuita, leve e fácil. Também permite adicionar bookmarks, realizar buscas nos documentos, personalizar as barras de ferramentas com os recursos que prefere, abrir múltiplos documentos em abas, saída VGA, envio de arquivos via e-mail, criação de carimbos, conversão de páginas da web, transformação de arquivos doc e ppt em pdf, entre outros.

PDF Expert: edite e marque documentos PDF. A interface é boa e as ferramentas estão acima da média. Esta é uma boa opção secundária se você não se adaptar ao iAnnotate.

PlanGrid: com este aplicativo é possível trabalhar em projetos mesmo à distância. Ele armazena mudanças na planta para comparação e também anotações, medidas e inspeções. A navegação é simples e toda a equipe pode colaborar, com permissões de acesso diferentes para cada um. 

Bluebeam Revu & Vu: o Bluebeam Revu funciona como um plug-in nos aplicativos Word, Excel, Outlook e PowerPoint do Microsoft Office, além de programas de desenho assistido por computador (CAD na sigla em inglês) populares, como o AutoCAD. O plug-in traz marcações personalizáveis em PDF, criação e edição de PDFs e manipulação de imagens para alguns dos aplicativos de escritório e design mais usados. O Bluebeam Revu está disponível em três versões especializadas: standard, CAD e eXtreme.

APRESENTAÇÃO

Bem, seu projeto está pronto precisa ser apresentado. Esses são alguns aplicativos para te ajudar no dia a dia.

Portfólio para iPad: oferece uma ferramenta de apresentação autônoma e personalizável. Depois de configurado, ele terá a aparência de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o seu negócio. Bloqueie a interface com um PIN quando terminar e é seguro para qualquer reunião de clientes sem a preocupação de expor a interface de gerenciamento.

Haiku Deck: um aplicativo de apresentação sólido, com mais recursos do que o PowerPoint. Facilita a criação e o design da sua apresentação. Oferece algumas ferramentas exclusivas, como uma biblioteca de imagens que você pode inserir na sua apresentação. O Haiku possui muitas ferramentas para ajudá-lo a criar, compartilhar e fazer sua apresentação.

Apple Books (iBooks): use no modo visualização para garantir que tudo o que foi criado seja visível exatamente como planejado. Crie a apresentação no Adobe; converta para PDF; agora é só abrir o PDF e folhear página por página. 

Morpholio Design Portfolio: permite criar vários portfólios. É possível editar, criar capas, compartilhar e muito mais dentro deste aplicativo. Um dos recursos mais interessantes deste aplicativo é a capacidade de esboçar as imagens e compartilhar de modo privado com alguém.

ANOTE

Esta seção está focada em documentar o restante do trabalho, ou seja, fazer anotações.

Noteshelf: um aplicativo para criar anotações no iPad. Com ferramentas bastante diversificadas, ele permite que você escreva ou desenhe o que quiser com canetas de cores vivas, coloque capas modernas para identificar cada anotação e ainda deixa você mostrar tudo isso em um monitor externo. Você pode começar escrevendo um simples recado na tela usando os pincéis disponíveis ou fazer um desenho profissional à mão livre colocando a sua criatividade pra falar mais alto.

Penultimate: quem deseja amplificar as possibilidades na hora de anotar ideias, e, até mesmo, ilustrar, precisa de um app mais elaborado, como Penultimate. Ele é capaz de oferecer praticamente todos as possibilidades de uma mão, uma caneta e um caderno. Você pode desenhar colunas, linhas, objetos, partes do corpo, colorir os desenhos, fazer gráficos, ligações químicas e muito mais. Você pode criar projetos em pastas e separar os textos por assuntos. Os textos aparecerão com a sua letra. 

Evernote: uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Seu uso lembra bastante o de softwares de e-mails como Outlook ou o Thunderbird e a pesquisa é super afiada. Para quem passa o dia trabalhando com informação e precisa catalogá-las de uma maneira mais eficiente, é a solução ideal. Quem vive navegando pela web mas nem sempre tem tempo de ler tudo de interessante que encontra, o Evernote também pode servir como ferramenta de clipping, ou seja, ele pode guardar textos, artigos e outros tipos de conteúdo para leitura posterior. Funciona offline e sincroniza suas anotações com a nuvem assim que possível.

Paper by WeTransfer: um aplicativo de rascunhos, feito para que você capture suas ideias em qualquer lugar. Crie notas manuscritas, rascunhos, diagramas, esboços e dando forma às suas ideias.

É claro que você não precisa usar todos aplicativos de uma só vez. Certamente será necessários gastar de 1 a 10 horas para se acostumar a usar um aplicativos de forma produtiva. Porém, quando um novo aplicativo se torna parte de sua rotina, ele começa a valer a pena.

Para receber textos como este em seu e-mail, clique aqui e assine nosso boletim.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar