faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

museu-chines-arquitetura-18.jpg

Arquitetura de museu: 8 projetos chineses

A cena da arquitetura cultural chinesa é variada e cresce em ritmo acelerado em todo território. Confira projetos assinados por arquitetos internacionais e arquitetos locais.

A China é um dos maiores mercados da construção civil do mundo. Entre cidades, megaprojetos e zonas econômicas inteiramente novas, a arquitetura cultural da China também se transformou nos últimos anos. Novos centros de arte são construídos em velocidades vertiginosas com projetos assinados por grandes nomes nacionais e internacionais da arquitetura. Pesquisamos os museus e o cenário artístico da China e criamos uma coleção de 7 projetos localizados em diferentes pontos do país. Construídos em uma variedade de escalas com expressões formais muito variadas, os projetos começam a mostrar como o rápido desenvolvimento do país começou a moldar sua nova arquitetura cultural.

1. Museu Xing Kiln | Projeto: YCA
Jingtai, China

museu-chines-arquitetura-01.jpg
Foto: He Chen

Estes gigantes volumes cerâmicos, que parecem tigelas apoiadas sobre uma enorme mesa em forma de edifício, abrigam as galerias onde estão expostas os mais variados objetos produzidos em cerâmica Xing e tantos outros objetos arqueológicos de valor inestimável. Como elemento de coesão espacial, as galerias circulares se sobrepõe e se traspassam para criar um percurso contínuo e uma forte conexão espacial e visual entre todas as galerias do museu.

museu-chines-arquitetura-03.jpg
Foto: He Chen

2. Museu Liyang | Projeto: CROX
Changzhou, China

museu-chines-arquitetura-04.jpg
Foto: Zhi Xia

A parte superior do Museu Liyang é uma arquitetura flutuante. As colinas se tornam o pano de fundo do museu. Sua forma orgânica se mistura e se estende até o terreno circundante. Seu volume oco contém salas de exposições. Sua localização, ao lado de um lago, oferece acesso múltiplo e vistas cruzadas.

museu-chines-arquitetura-05.jpg
Foto: Zhi Xia

O projeto do Museu Liyang enfatiza a acessibilidade dos edifícios e a combinação de vários conceitos de sustentabilidade.

3. Centro Internacional de Artes e Cultura Changsha Meixihu | Projeto: Zaha Hadid Design
Changsha Shi, China 

museu-chines-arquitetura-07.jpg

O centro de artes incorpora um museu de arte contemporânea (MICA), um teatro de 1800 lugares com instalações de apoio e um salão polivalente.

museu-chines-arquitetura-08.jpg

Sua linguagem arquitetônica orgânica é definida por rotas de pedestres que tecem o local para se conectar com as ruas vizinhas. 

museu-chines-arquitetura-09.jpg

4. Centro de Exposições do Planejamento Urbano de Ningbo | Projeto: Playze + Schmidhuber
Ningbo Shi, China

museu-chines-arquitetura-13.jpg
CreatAR Images

Para enfatizar o papel do centro como local público, ele foi desenvolvido como uma continuação da paisagem circundante da orla e é, portanto, parte integrante do parque público. Caminhos de conexão, pontes e ruas foram tecidos em uma topografia que leva às muitas entradas do edifício. 

museu-chines-arquitetura-14.jpg
CreatAR Images

As salas de exposições estão distribuídas principalmente no terceiro e quarto pavimentos do edifício. O primeiro e o segundo andar oferecem uma grande variedade de espaços públicos, incluindo restaurante, biblioteca e espaço de leitura, áreas de reunião, educação infantil e playground, salas de aula, além de um grande salão de eventos polivalente. No telhado, que também é diretamente acessível a partir do paisagismo, um café convida os visitantes a relaxarem e apreciarem a vista da cidade circundante.

museu-chines-arquitetura-15.jpg
CreatAR Images

O uso de cerâmica vitrificada não é simplesmente uma homenagem às tradições locais de Ningbo; a cerâmica texturizada do edifício também cria reflexos efêmeros da paisagem circundante. Essas reflexões animam a fachada com intensidade variável, dependendo da hora do dia, da estação e do clima.

5. Museu de Arte Chongqing Tiandi | Projeto: Shenzhen Huahui Design
Yuzhong, China

museu-chines-arquitetura-16.jpg

O Museu de Arte Chongqing Tiandi está localizado às margens do rio Jialing, em frente ao lago de Tiandi. A forma do terreno reproduz a forma orgânica do lago, longo e estreito. O layout geral do edifício foi organizado segundo a sua topografia e foi dividido em três volumes principais segundo suas diferentes funções programáticas.

museu-chines-arquitetura-17.jpg

Os três volumes se conectam através de uma ampla circulação longitudinal configurando dois pátios abertos entro os volumes. O acesso principal se dá através de uma praça pública que acolhe os visitantes em uma das extremidades enquanto que do outro lado, o último volume está implantado sobre um espelho d'água configurando um pátio rebaixado de frente para o lago.

6. Binhai Science Museum | Projeto: Bernard Tschumi Architects
Binhai, China

museu-chines-arquitetura-18.jpg
Foto: Kris Provoost

Bernard Tschumi Architects projetou o Exploratorium para se relacionar com a rica história industrial da região, o local de fabricação e pesquisa de alto volume. Uma série de grandes formas cônicas criam salas em todo o museu.

museu-chines-arquitetura-19.jpg
Foto: Kris Provoost

O cone central, com iluminação zenital, conecta todos os três níveis do Exploratorium. Uma rampa em espiral ascende ao nível superior, oferecendo uma experiência espacial incomum da cidade vertical moderna, reinterpretando uma antiga tipologia industrial. O telhado é acessível para os visitantes e atua como um passeio com vistas da cidade circundante.


7. Museu de arte das dunas da UCCA | Projeto: OPEN Architecture
Quinhuangdao, China

museu-chines-arquitetura-20.jpg
Foto: Qingshan Wu

Escondido em meio a uma praia deserta na Baía de Bohai, no norte da China, o Museu de Arte das Dunas da UCCA foi "escavado" nas dunas de forma a criar uma série de espaços interconectados, organicamente moldados que, envoltos pela areia, se assemelham a cavernas.

museu-chines-arquitetura-21.jpg
Foto: Qingshan Wu

Assim, oculto entre o mar e a terra, o Museu de Arte das Dunas é simples, direto e surpreende, como um retorno aos espaços primitivos e atemporais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar