faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

livros-arquitetura-brasilia.png

Site reúne mais de 90 publicações de fotografia de arquitetura

Base de Dados de Livros de Fotografia é uma plataforma inédita de acesso livre, e disponibiliza livros fotográficos em PDF e vídeo.

Base de Dados de Livros de Fotografia (BDLF) é o nome de uma plataforma de referências bibliográficas de acesso livre dedicada exclusivamente a livros de fotografia. Idealizado pelo fotógrafo e pesquisador Leonardo Wen, o projeto começou a ser executado em 2018, com financiamento do edital Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. 

livros-arquitetura-acesso-livre.png

A BDLF é ferramenta inédita que traz a possibilidade de aproximar o leitor das obras catalogadas. Cada um dos 280 títulos possuem uma página de apresentação, que além das informações bibliográficas, traz páginas digitalizadas dos livros em formato PDF ou vídeos demonstrativos. O projeto se divide em 4 etapas. A primeira já foi concluída e traz publicações que tratam de Brasília lançadas desde a época da construção da cidade até os dias de hoje. São pcoletâneas, catálogos (de exposição, turísticos e institucionais), entrevistas, zines, revistas, jornais, livros de artista etc.

livros-arquitetura-pdf.png

A intenção da BDLF é ir além de Brasília, é abarcar toda a produção editorial brasileira de livros de fotografia no longo prazo, com a possibilidade de abrir-se a outros países latino-americanos. A 2ª etapa do projeto será lançada em outubro de 2020, e abarcará os livros de teoria, crítica e história da fotografia, produzidos desde 1970 por pesquisadores brasileiros. Já a 3ª etapa, prevista para ser lançada em fevereiro de 2021, focará nas publicações fotográficas lançadas entre os anos de 2010 e 2020 em nível nacional, com foco nas editoras de pequeno e médio porte e nas obras auto-publicadas. A 4ª etapa, prevista para 2022, abarcará a produção editorial dos anos 1980, 1990 e 2000.

Conheça e navegue pelo catálogo: livrosdefotografia.org

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar