De acordo com a arquiteta Lindsey Leardi, quanto mais barulhento fica nosso mundo, mais difícil é nos concentramos nos sons que realmente queremos ouvir. No Dia do Silêncio, reunimos 4 projetos de arquitetura criados para desfrutar a ausência de ruídos.
A Casa do Silêncio | Quevedo - Equador
Projeto: Natura Futura Arquitectura | © Lorena Darquea
A casa é um refúgio para um homem de 85 anos usada principalmente para a prática da meditação e contato com a natureza. Um pátio central conecta dois volumes retangulares que abrigam os espaços de serviço, lazer e descanso. O espaço de meditação, permite que a luz atravesse em direção ao jardim central, iluminando assim uma árvore como um símbolo do tempo que passa.
A água aparece como um elemento gerador de paz e crescimento. Sua fluidez é combinada com estratégias de eficiência bioclimática, resfriando o ar da casa no nível térreo e do jardim interno para os quartos e espaços comuns.
Capela do Silêncio | Botticino, Comuna de Brescia, Itália
Associates
![capelasilencio.jpg capelasilencio.jpg]()
Medindo 6 m de comprimento, 6 m de altura e 3 m de largura, esta capela é feita inteiramente de madeira revestida de betume, o que lhe confere uma cor preta, semelhante à cor dos troncos dos carvalhos que a rodeiam.
A capela é dividida em dois espaços: no primeiro, uma janela com estrutura metálica prepara o visitante para o que está por vir e introduz uma conexão com a natureza; já o espaço principal emoldura a floresta externa e uma perafita de três metros de altura feita de mármore de Botticino. Uma cortina preta também regula os níveis de intimidade com o exterior ao sabor do visitante.
Centro Comunitário do Chá | Xiamen, China
Waterfrom Design
A edificação que mescla escritórios e loja, esconde em seu subsolo um espaço de desconexão com o mundo exterior.
Com um cenário de charme excepcional, o subsolo é cercado pelo átrio circular que permite a entrada de luz. Ao olhar para cima, as pessoas podem ver a água do lago por cima da cobertura. O reflexo da água cria sombras em constante mudança na parede. Assim, os usuários podem perceber a luz natural e a sombra sem interrupção. No espaço foram usados materiais quentes, naturais e simples, a textura e o tato puros foram mantidos.
![centro-do-cha-3.jpg centro-do-cha-3.jpg]()
Dormitório e centro de meditação para mulheres | Chonburi, Tailândia
Projeto: Spaceshift Studio / Fotos: Pirak Anurakyawachon
![centro-meditacao01.jpg centro-meditacao01.jpg]()
Cuidadosamente desenhados, cada um dos cem quartos que o edifício abriga oferece deslumbrantes vistas para as montanhas, o lago e a floresta.
A estrutura foi majoritariamente construída em concreto aparente, e os espaços internos são despretensiosos para ressaltar a beleza deste magnífico cenário natural. Os espaços interiores são amplamente ventilados e iluminados naturalmente
Siga-nos no Instagram e não perca nenhuma notícia: @arqsmartconstruction