faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

arquitetura.jpg

Ferramentas para calcular desempenho térmico e de energia

Uma lista com diferentes softwares que permitem gerar informações sobre uso de energia ou desempenho térmico durante as fases de projeto.

Neste artigo você encontrará uma lista com diferentes softwares que permitem gerar informações sobre uso de energia ou desempenho térmico durante as fases de projeto.

open-studio.png

Ferramentas de modelagem de fluxo energético

1. EnergyPlus
O EnergyPlus é um programa completo de simulação de energia em edifícios que permite aos usuários modelar o consumo de energia e o uso da água. É um programa simples de entrada e saída de dados, mas há várias interfaces gráficas de usuário que facilitam o uso. O projeto é financiado pelo Departamento de Energia dos EUA.

https://energyplus.net/
Plataforma: Windows, Mac, Linux
Integração: GUI , CAD / Revit
Gratuito, mas as interfaces podem cobrar uma taxa.

2. eQuest
O eQuest é uma das ferramentas de simulação de energia mais populares usadas nas fases iniciais de projeto. O nome é uma abreviação de QUick Energy Simulation Tool, e é apenas isso - uma forma muito rápida para executar simulações de energia. O software foi desenvolvido por James J. Hirsch & Associates, com financiamento do Departamento de Energia dos EUA.

http://doe2.com/equest/
Gratuita

3. Green Building Studio da Autodesk
O Green Building Studio é um software de modelagem de energia em nuvem que permite simulações de energia. Pode ser executado como um serviço da web independente, mas também é integrado ao Revit por meio de uma assinatura da Autodesk.

https://gbs.autodesk.com/GBS/
Integração baseada na Web : Revit
Pago

4. OpenStudio
O Open Studio é uma coleção de ferramentas de software de código aberto para suportar a modelagem de energia de todo o edifício usando o EnergyPlus e a análise avançada da luz do dia usando o Radiance. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável, que faz parte do Departamento de Energia dos EUA.

https://www.openstudio.net/
Plataforma: Windows, Mac, Linux
Integração: SketchUp
Gratuito

5. EcoDesigner STAR 
Uma extensão ARCHICAD que disponibiliza um fluxo de trabalho completo do BIM (Building Information Model) para BEM (Building Energy Model). Permite aos arquitetos utilizar os benefícios de simulação de desempenho energético dos edifícios de alto nível e de “reporting” sem abandonar o ARCHICAD.

Ferramentas de medição de conforto térmico

As ferramentas a seguir permitem que os arquitetos avaliem como determinadas mudanças no projeto afetarão o conforto térmico dos ocupantes do edifício.

1. CBE Thermal Comfort Toll for ASHRAE 55
O Berkeley Center for the Built Environment fornece essa ferramenta web para verificar a conformidade com o ASHRAE 55, o padrão para determinar o conforto humano.

http://comfort.cbe.berkeley.edu/
Gratuita

2. Payette Glazing and Winter Comfort Tool
Uma ferramenta web gratuita que permite avaliar como diferentes layouts de paredes externas afetarão o conforto dos usuários durante os meses de inverno.

https://www.payette.com/glazing-and-winter-comfort-tool/
Gratuita

Não perca notícias como esta, siga o ARQ+ Smart Construction também no Linkedin e Instagram.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar