faz parte da divisão da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

arquitetura-hospitalar-provincia-01.jpg

9 hospitais com arquitetura impressionante

Hospitais do Japão, Groelândia, Espanha e Afeganistão aparecem na lista. Confira!

Tradicionalmente, hospitais não são lugares agradáveis: logo pensamos em ambientes estéreis, com uma forte luz branca, com estimulação visual limitada a pequenas televisões instaladas na parede. No entanto, conceitos de arquitetura hospitalar vêm sendo aplicados em instalações médicas de todo o mundo, mudando a forma como os hospitais são vistos pelas pessoas. Esses locais adotam uma abordagem mais holística dos cuidados de saúde - que leva em consideração o ambiente de cura. Como resultado, os hospitais desta lista podem ser mais acolhedores e diversos do que aqueles com os quais muitos estão familiarizados. E enquanto o atendimento ao paciente continua sendo seu objetivo principal, muitos já incluem o projeto arquitetônica na lista do bem-estar não só para os pacientes, mas também para acompanhantes, visitantes, e funcionários.

1. Haraldsplass Hospital | Projeto: C. F. Møller Architects
Bergen, Noruega 

arquitetura-hospitalar-09.jpg
Foto: Joergen True

Com mais de 170 leitos este hospital, fica no sopé da montanha Ulriken, com o rio Møllendalselven logo à frente.

arquitetura-hospitalar-08.jpg
Foto: Joergen True

Ao contrário dos edifícios hospitalares tradicionais, não existem corredores longos. As enfermarias estão localizadas em torno de dois grandes átrios cobertos, que fornecem o cenário para dois tipos diferentes de áreas comuns: recepção, café, loja e área de estar; um espaço mais privado apenas para pacientes e visitantes. Os átrios garantem que a entrada de luz natural.

2. Hospital Umeda | Projeto: Kengo Kuma & Associates
Hikari, Japão

arquitetura-hospitalar-kengo-01.jpg
Foto: Daici Ano

O Dr. Umeda ressalta a importância da amamentação materna e o apego. Para refletir melhor sua filosofia humana na arquitetura, a madeira foi utilizada em muitos lugares para expressar conforto. 

arquitetura-hospitalar-kengo-02.jpg
Foto: Daici Ano

A sinalização desenhada por Kenya Hara está impressa em peças de tecido e cobre tábuas no hospital, elas podem ser retiradas para lavagem, o que funciona bem para suavizar o ambiente hospitalar.

3. Hospital Provincial Bamyan | Projeto: Arcop (Pvt) Ltd.
Bamyan, Afeganistão

arquitetura-hospitalar-provincia-01.jpg
Foto: Irfan Naqi

A arquitetura deste hospital respeita e compreende a natureza da vida e da construção nas comunidades rurais de Bamyan. Ela inspira-se nas metodologias tradicionais do ambiente construído e na simplicidade das formas vernáculas vistas no contexto. 
arquitetura-hospitalar-provincia-02.jpg
Foto: Irfan Naqi

A tentativa foi adotar uma abordagem “biofílica” do projeto em que, através de luz natural e ventilação, vistas das montanhas, jardins e acesso à quadras externas, é criada uma arquitetura que promove a cura e o bem-estar.

4. Hospital Infantil Lady Cilento | Projeto: Conrad Gargett , Lyons
Brisbane, Austrália 

arquitetura-hospitalar-infantil-lady-01.jpg
Foto: Dianna Snape

Seu exterior reluzente e colorido em tons de verde e roxo da flora nativa transmite a ideia de um edifício projetado para crianças. Em sua forma e volume, o projeto desafia o modelo convencional da torre sobre uma base e apresenta um edifício de gabarito médio, esculpido de modo a gerar terraços jardins.

arquitetura-hospitalar-infantil-lady-02.jpg
Foto: Dianna Snape

O projeto incorpora estratégias voltadas para o suporte e bem estar dos pacientes: percursos claros, conexões com o exterior e vistas para o ambiente natural são questões fundamentais para a proposta. Uma rede de espaços de pé-direito duplo parte do átrio vertical localizado no centro da planta. Estes espaços se estendem para além da linha da rua para formar uma série de portais e balcões externos de onde os usuários podem apreciar a paisagem urbana. 

arquitetura-hospitalar-infantil-lady-03.jpg
Foto: Dianna Snape

O acesso ao  verde é um elemento importante no projeto. Jardins nas coberturas, paredes verdes, pátios fechados e vistas para o entorno natural  fazem parte da estratégia adotada pelo hospital. 

5. Emergency Station Groningen | Projeto: Dutch Hospital Design 
Groningen, Holanda

arquitetura-hospitalar-01.jpg

arquitetura-hospitalar-02.jpg

5. Rey Juan Carlos Hospital | Projeto: Rafael de La-Hoz 
Madrid, Espanha

arquitetura-hospitalar-03.jpg
Foto: rafaeldelahoz.com

arquitetura-hospitalar-04.jpg
Foto: rafaeldelahoz.com

6. Dronning Ingrids Hospital | Projeto: C. F. Møller Architects
Nuuk, Groelândia 

arquitetura-hospitalar-06.jpg
Foto: Mew

O edifício parece surgir do terreno como um bloco de gelo - seu desenho foi inspirado no ambiente natural que pode ser visto pelas janelas do hospital: os blocos de gelo que flutuam no Godthåbsfjord e a vista da montanha mais alta da Groenlândia que se ergue atrás da cidade. Com as fachadas e o telhado revestidos em cobre, o edifício também emana uma sensação de inteireza - como um bloco de gelo ou o topo de uma montanha. 

arquitetura-hospitalar-07.jpg
Foto: Mew

A textura do cobre e sua robustez foram parâmetros importantes para a seleção desse material específico para o projeto - em relação às condições climáticas extremas da Groenlândia. Com sua impressionante forma escultural, o edifício se direciona para a cidade e para os usuários, marcando a nova entrada principal do hospital e chamando a atenção para o processo de renovação do hospital.

8. Haraldsplass Hospital | Projeto: PichArchitects
Barcelona, Espanha

arquitetura-hospitalar-10.jpg
Foto: Aldo Moretti 

O Instituto de Pesquisa do Hospital de Sant Pau é um edifício concebido como uma infraestrutura tecnológica com parâmetros de sustentabilidade global. Isso proporciona alto conforto e funcionalidade, um ótimo comportamento ambiental, a redução de custos e consumos - ambos de materiais e energia - e uma ótima funcionalidade, considerando todo o ciclo de vida, tanto dos materiais como do próprio edifício

arquitetura-hospitalar-12.jpg​​​​​​​Foto: Aldo Moretti 

A fachada é simples e eficiente, baseada em painéis sanduíche com isoamento. Esses painéis são ptrotegidos por uma capa cerâmica tecnológica como uma treliça e possui a mesma faixa cromática dos pavilhões históricos do hospital modernista. Essa "pele" proporciona uma redução drástica na demanda de energia, permite a entrada de luz natural e garante privacidade.

arquitetura-hospitalar-11.jpgFoto: Aldo Moretti 

9. Harlem Hospital Pavilion | Projeto: HOK
Nova Iorque, EUA

arquitetura-hospitalar-harlem-01.jpg
Foto: via


Logo na entrada para o hospital, um átrio cheio de luz e um mural dramático de cinco andares e historicamente significativo recebem os visitantes e estabelecem uma forte conexão com a comunidade.

arquitetura-hospitalar-harlem-02.jpg
Foto: via


Os recursos de design sustentável do edifício incluem uma parede cortina de alto desempenho, sistemas mecânicos de desempenho otimizado e acabamentos de baixa emissão, incluindo pintura, carpete, piso resiliente, adesivos e selantes.

Não perca notícias como esta, siga o ARQ+ Smart Construction também no Linkedin e Instagram.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar